André Rodrigues

Sou apaixonado pela vida, família, amigos e Deus acima de tudo.

  • Não foram encontradas imagens do Instagram.

Mar do Esquecimento.

Posted by André Rodrigues em 03/01/2011


“Qual livro da Bíblia fala sobre mar do esquecimento”, “onde está o versículo que diz que Deus lança nossos pecados no mar do esquecimento”, “mar do esquecimento está na Bíblia?”, entre outras coisas semelhantes.

Curioso imaginar que tanta gente faça esse tipo de pesquisa. Talvez alguém tenha lhe dito: “ih, mar do esquecimento nem está na Bíblia”, na intenção de mostrar que a pessoa está sendo ludibriada, ou ela mesma quer provar aos cristãos que eles inventam coisas, ou quem sabe seja alguém genuinamente preocupado em saber se seus pecados serão realmente lançados no mar do esquecimento, pois quer ser perdoado por Deus.

Em todo caso, achei que seria pertinente escrever sobre isso aqui, para que, seja qual for a intenção da busca, quem chegar aqui encontre uma resposta a respeito do tal “mar do esquecimento”.

Costumamos dizer que Deus lança nossos pecados no mar do esquecimento, e deles não se lembra mais, quando realmente nos arrependemos de nossos erros e pedimos a Ele perdão sincero. Isso é verdade. Mas se você busca o termo completo “mar do esquecimento” na Bíblia, o encontra? Vou explicar a origem desse termo.

Em Miquéias 7:18,19 diz: “Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquiadades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”

Esta passagem maravilhosa fala a respeito do caráter misericordioso de Deus. Mesmo no Antigo Testamento, antes do tempo da Graça, Deus não era o ser cruel e implacável que muita gente até hoje acredita que Ele é (essas pessoas, obviamente, não o conhecem). Quando diante do verdaeiro arrependimento, Ele não pensa duas vezes antes de perdoar a iniquidade e esquecer da transgressão do Seu povo. Volta a ter compaixão de nós e lança nossos pecados nas profundezas do mar.

Em Isaías 43:25 o próprio Deus diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro

Não me lembro de ter lido o termo exato “mar do esquecimento”, mas como a pessagem de Miquéias diz que Deus esquece de nossas transgressões e lança todos os nossos pecados nas “profundezas do mar”, Isaías diz que Ele não se lembra de nossos pecados, e já sabendo que Deus não tem nenhum problema crônico de memória, e sabendo também que nenhuma expedição submarina encontrou toneladas de pecados incrustados de corais no fundo do mar, entendemos, de uma forma até mesmo bem poética, que este é o “mar do esquecimento”.

Deus, que não se esquece de nada, pois é perfeito (e não, não tem problemas de memória), se permite não lembrar, ignorar, todos os nossos pecados, nos dando a chance de, diante dEle, começar de novo. O “mar do esquecimento” é, então, figura do grande perdão de Deus. Quando você lança algo nas pofundezas do mar, teoricamente aquilo nunca mais será encontrado (não entremos na discussão sobre as expedições submarinas existentes hoje. Quem, em sã consciência, sairia em busca de pecados submersos??? Só se procura algo que tenha valor. Se você jogar uma coisa insignificante no fundo do oceano – acredite – ninguém irá ver, nem procurar), nem visto.

Quando pensamos em “perdoar”, geralmente não temos em mente essa idéia de desaparecer com aquela iniquidade. Perdoamos nossos irmãos, mas sempre podemos visualizar o que nos fizeram. O perdão, humanamente falando, não costuma estar atrelado ao esquecimento. Mas o perdão divino inclui o desaparecimento daquela iniquidade. Deus a lança em um lugar de onde ela nunca mais voltará e no qual ela não poderá mais ser vista por Ele. Por isso o reforço nesta idéia de esquecimento, dizendo que Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar.

Não me interessa saber se o mar do esquecimento existe ou não, não faz a menor diferença, pois de qualquer maneira o Mar do Esquecimento é uma metáfora que me faz ver o quanto Deus é maravilhoso, a ponto de escolher não se lembrar dos meus erros, quando eu realmente me arrependo e peço perdão a Ele, decidindo nunca mais cometer aquele pecado.

E se Deus é tão misericordioso a ponto de escolher se esquecer de meus pecados, quem sou eu para ficar me torturando ao me lembrar deles, dando ouvidos ao diabo, que é o acusador? E também se Deus, o Criador, o único Santo e puro, que é o principal ofendido pelos pecados dos homens, escolhe não se lembrar mais do erro de alguém, quem sou eu para apontar o dedo e julgar uma pessoa por atos que ela cometeu no passado, e dos quais já se arrependeu? Sou eu maior do que Deus?

Além de mostrar a grandeza de Deus e o caráter perdoador do nosso Senhor, essas passagens deixam claro que o homem deve ser grato por essa misericórdia e recolher-se à sua insignificância, deixando essa mania arrogante de querer se apegar às picuinhas para tentar provar que está certo e que Deus veja só está errado.

8 Respostas to “Mar do Esquecimento.”

  1. Vilma said

    A BIBLIA É UMA MENSAGEM DO NOSSO BOM DEUS, PARA AQUELES QUE TEM FÉ,NO QUE ESTA ESCRITO. EU QUANDO LEIO A PALAVRA DE DEUS, POR UM MOTIVO ESPECIFICO EU CREIO, NÃO DUVIDO, NÃO QUESTIONO E FICO O DIA TODO MEDITANDO NAQUELA PROMESSA, PARA QUE ENTRE NO FUNDO DA MINHA ALMA E MEUS PENSAMENTOS, ATITUDES, SENTIMENTOS, SEJEM TRANSFORMADOS PELA FÉ.
    SE ELE FALA COMIGO QUE APAGOU AS MINHAS TRANSGRESSOES EU CREIO E PROCURO VIVER UMA NOVIDADE DE VIDA E CONSOLAR PESSOAS QUE ELE COLOCA NO MEU CAMINHO COM AQUELA PROMESSA.
    JESUS TR ABENÇOE.

    VILMA SA

  2. querido vc colocou o verso errado acima de isaias 43:2 esta escrito 2 Quando passares pelas águas, serei contigo; quando passares pelos rios, não te submergirão; quando andares pelo fogo, não serás queimado, nem a chama arderá em ti.

    oq vc disse esta em isaias 43:25

  3. Joyce Karen.. said

    Oi preciso de uma ajuda , antes de me casar eu menti para o meu marido sobre algumas coisas,
    mais depois de um tempo o espirito santo me mostrou que eu estava agindo em pecados me mostrou que eu nao deveria continuar a mentira pois aquilo naum poderia ser um inpeciliu para a minha vida com ele , eu menti quando disse que so havia tido relaçoes sexuais com o meu ex antes dele que foi um relacionamento de quatro anos , mais como nesse relacionamento de quantro anos eu vivia bringando com o meu ex um dia estavamos juntos e no outros haviamos terminado por qualquer motivo futil e nessas brigas eu tive outros paceiros , mais quero lembrar que eu estava afastada do caminhos do senhor
    e hoje quando estou casada encontro problemas no meu casamento por essa mentira , mais eu acho que ele naum tem o direito de me jugar da maneira que ele vem fazendo , ja que quando isso aconteceu eu nem se quer o conhecia naum tinha nada com ele e hoje ele me condena como se isso fosse a pior coisa do mundo seesquecendo que DEUS me fez uma nova criatura isso esta sendo muito dificil para mim pois estou tentado de todas as maneiras salvar o meu casamento mais ai eu penso , será que fale a pena? e se a vontade de DEUS for eu esperar Deus agir com ele no tempo dele? Por favor se alguém tiver algo que possa compartilhar comigo sobre tal assunto , que me ajude pois estou realmente perdida sem saber que direção tomar sem falar que eu morro com os meus sogros e meu cunhado de 12 anos, o brigada e que Deus abençoe a todos…

    • André Rodrigues said

      Tenha uma conversa bem franca com ele. Deixe bem claro que o seu passado como o dele não faz faz mais parte do seu presente muito menos do seu futuro. Não aceite convesar sobre nada que vocês não podem mudar mais. Se vocês já convesaram sobre o assunto e ele não quer entender, neste caso a melhor resposta é o silêncio. Fique na paz.! pastor André Rodrigues

  4. Ana said

    Irmão André, seu texto está muito bom, parabéns!
    Mas há um erro de digitação, no sétimo parágrafo, linha 1, a referência de Isaías 43:2, está errada. O correto é Isaías 43:25, faltou um 5.

  5. sirlene said

    muito bom isso realmente as vezes me pego falando uns trexos da biblia que ja ouço a anos e anos as pesoas falarem e mts das vezez quando vou preocurar na escriituras as vezez nem existe ou é completamente diferente de como pronunciamos. esse texto ai do irmão é bom pra abrir nossos olhos e examinarmos as sagrada escrittura do senhor antes de falar amém pra tudo que ouvimos . por isso agora tudo que me falam da biblia eu não digo logo amém , mas vou examina-la para n esta alterando nem uma virgula da palavra do senhor ! glorias a Deus pela sua vida e pala minha amém .

Deixe um comentário