André Rodrigues

Sou apaixonado pela vida, família, amigos e Deus acima de tudo.

  • Paty very good. Aniversário de 11 anos da Ana Clara. Amor eterno! Parabéns Mãe! kit completo agora o bicho vai pegar 😆 Juju

Equilíbrio entre mente e corpo.

Posted by André Rodrigues em 05/09/2010


Hoje, com tantas atribuições não paramos para pensar no que somos e como está nossa saúde física e mental, agora é uma boa oportunidade para refletirmos sobre o que é ser saudável. Em um mundo em que o estresse é o grande vilão, a busca pelo equilíbrio do corpo e da mente deve ser uma constante. O importante é a prevenção e o bem-estar para melhorarmos a qualidade de vida e permanecermos saudável.

As cobranças, os desafios diários, a sobrecarga de informações e a rotina atribulada são causas comuns de desgaste emocional. Com isso, o estresse perde sua verdadeira utilidade (preparar o corpo para a ação através do aumento da adrenalina), iniciando-se um acúmulo constante de tensão. Com o tempo, esta sobrecarga nervosa pode se tornar crônica, ocasionando inúmeros problemas à saúde.

Nem sempre podemos evitar situações estressantes, e ignorar o problema pode levar a distúrbios mais sérios, como a dependência ao álcool, ao fumo e às drogas, e ao comprometimento da saúde. A solução é aprendermos a lidar com tais situações, buscando sempre o bem-estar, para prevenirmos males futuros.
Quando reprimimos nossos sentimentos, eles vão se acumulando até o ponto em que nos afetam profundamente, atingindo algum órgão mais sensível.
A realização e a felicidade pessoais independem da idade, da situação financeira, afetiva, familiar e profissional.

Quando o corpo e a mente trabalham de maneira integrada, as pessoas desenvolvem a compreensão, a tolerância e a criatividade.
Segundo o especialista em programas de qualidade de vida, quando o corpo e a mente trabalham de maneira integrada, as pessoas desenvolvem a compreensão, a tolerância e a criatividade.

Desta forma, as relações humanas melhoram na vida profissional e pessoal. De acordo com o especialista, o equilíbrio entre a mente e o corpo ajuda as pessoas na administração do tempo e proporciona uma atitude mais segura e eficiente.

Para alcançar este equilíbrio, o especialista aconselha que a pessoa tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos, excelente antídoto para a ansiedade e o estresse. “Cinco minutos de alongamento antes de dormir podem fazer maravilhas pelo sono”, afirmou.

Ritmo mais leve
De acordo o especialista, outra atitude que pode manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é atender às leis naturais do organismo, que obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar, o que muitas vezes não é diferenciado pela maioria das pessoas.

“O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade. Quanto mais regular o horário das refeições e de dormir, melhor para o organismo”. Outra forma de combater a ansiedade é não dramatizando as situações.

Outras orientações
Veja, abaixo, outras orientações do especialista em qualidade de vida, que podem fazê-lo encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, além de melhorar seu equilíbrio e desempenho na sua vida profissional e pessoal.
• Ficar só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção para sua respiração, o importante é dedicar-se a você;
• Receba massagem: pelo menos uma vez por semana não abra mão deste momento para você mesmo;
• Valorize bons momentos: é responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos;
• Pegue leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer enganos. Excesso de controle e perfeição só serve para afastar as pessoas;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: