André Rodrigues

Sou apaixonado pela vida, família, amigos e Deus acima de tudo.

  • Paty very good. Aniversário de 11 anos da Ana Clara. Amor eterno! Parabéns Mãe! kit completo agora o bicho vai pegar 😆 Juju

Cuidar do corpo e da mente propicia bem-estar e criatividade.

Posted by André Rodrigues em 30/11/2010


Com a vida hoje repleta de tensão e de conflitos pessoais e profissionais, tornam-se cada vez mais necessários cuidados pessoais e dedicação tanto ao bom preparo físico como à mente. Entre esses cuidados, estão a criação de um hábito de alimentação saudável, a prática do descanso, de exercícios corporais e a utilização de técnicas de relaxamento voltadas para o autoconhecimento, para que possamos perceber melhor nosso potencial e limites.

Essas são práticas que favorecem a serenidade, o pensar, o criar e o agir para que se decida melhor diante de conflitos ou de situações inesperadas. Um amigo meu, dono de uma empresa de transporte, faz caminhadas pela manhã e é durante seus exercícios que consegue resolver problemas da empresa. São momentos ora de total desligamento do cotidiano ora de ociosidade em que, de repente, surgem idéias e resoluções.

Estar fora do contexto, sair do problema, estar ocioso, fazer exercícios físicos para oxigenar nosso corpo são estratégias facilitadoras para criar e solucionar problemas. Nosso corpo desempenha uma função importante nos processos intelectuais e de desenvolvimento humano.

Cada pessoa é o seu corpo e por meio dele se expressa e se relaciona com o mundo. Há pessoas que se dizem flexíveis, mas sua rigidez é expressa corporalmente. O corpo “fala”, assim como também revela a forma como a pessoa vê as mudanças e o mundo.

Exercícios no trabalho, dança, relaxamento,artesanato etc. valem a pena

Exercícios corporais e laborais desbloqueiam, desinibem, liberam tensões, favorecem o autoconhecimento e possibilitam perceber o mundo de forma diferente e mesmo melhorar relacionamentos interpessoais.

Ansiedade, preocupações e sedentarismo bloqueiam-nos, interferindo em nossa forma de ver e de viver o mundo. A mente, o espírito e a alma fazem parte de um corpo vivo. Um corpo desabituado e ruidoso pode passar a ser um novo corpo vivo, cheio de vontade, prontidão, produzindo ações inovadoras.

Dança, exercícios corporais, relaxamento, técnicas de artesanato ou outras atividades similares facilitam o desenvolvimento intelectual, abrindo portas para um processo de criação e um viver melhor.

Os movimentos corporais são elementos geradores e potencializadores da criação. Conduzem a uma imagem prévia (vivenciada física, emotiva ou mentalmente). A partir desse contato com essa imagem, possível através de movimentos corporais, podemos buscar um novo posicionamento em relação a nossa vida, ao nosso estilo pessoal ou comportamento.

Percebemos que esses movimentos sempre envolvem expressão, gestos e um processo cognitivo. Ou seja, disparam uma ação interna, de pensamento ou sentimento, possibilitando a aprendizagem. Em programas de treinamento que temos realizado, com o objetivo de reforçar ou desenvolver a criatividade, ressaltamos a importância das atividades corporais, físicas para o despertar desse potencial. Realizamos o que chamamos de ginástica corporal e cerebral, mediante exercícios com rosto, pernas, pescoço, braços, costas, mãos, ritmos, posturas, dança, imaginação criativa etc.

Os exercícios permitem identificar tensões musculares que impossibilitam movimentos espontâneos, leveza, liberdade e expressividade. O processo de criação não passa apenas por caminhos cerebrais, intelectuais, mas também pelo experimentar, sentir e transformar sentimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: